Embaixada de França mostra documentos inéditos nos 50 anos do 25 de Abril

por Carlos Santos Neves - RTP
"Pela primeira vez, são exibidos os arquivos diplomáticos da época" Embaixada de França

A Embaixada de França em Lisboa abre na próxima segunda-feira as portas ao público com a exposição "Olhares franceses sobre a Revolução dos Cravos". Vão estar patentes documentos diplomáticos inéditos.

A mostra foi organizada no contexto do cinquentenário da Revolução dos Cravos.

A representação diplomática francesa disponibiliza, "mediante inscrição e no limite dos lugares disponíveis", quatro horários para as visitas à exposição: 10h00, 11h00, 14h00 e 15h00.



A Embaixada sublinha, em nota enviada à RTP, que, "pela primeira vez, são exibidos os arquivos diplomáticos da época, incluindo uma seleção de telegramas diplomáticos enviados pelo embaixador de França em Lisboa, Bernard Durand, ao Quai d’Orsay e às mais altas autoridades francesas ao longo desses dois anos".



A exposição mostra também "os principais títulos da imprensa francesa, bem como artigos, fotografias e arquivos audiovisuais que dão uma perspetiva francesa deste período fundamental para o Portugal democrático".

Trata-se, em síntese, de "um conjunto de testemunhos inéditos de personalidades políticas, mediáticas e culturais francesas" que descrevem o modo como observaram o 25 de Abril de 1974, bem como o contexto de agitação política e social que se seguiu à Revolução dos Cravos.
Tópicos
pub